terça-feira, 25 de maio de 2010

Kinoforum traz oficinas cinematográficas a jovens carentes

Por Ivanna Ferraz


A Associação Cultural Kinoforum é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada em 1995. Surgiu com o intuito de realizar todo ano o Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, maior projeto da Kinoforum.
 
A entidade também é responsável por diversas atividades como: o Festival de Vídeo Tela Digital, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo, site kinooikos.com, kinolounge e Crítica Curta.
 
A Kinoforum é uma ONG que conta com patrocínios e, o principal patrocinador hoje é a Petrobras. Também contam com a parceria do Ministério da Cultura com o Governo do Estado de São Paulo. Em projetos paralelos, há patrocínio de empresas como a Comgás e Itaú Social.

Oficinas Kinoforum

As Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual foram criadas em 2001, como atividade do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, proporcionando oficinas de realização audiovisual em várias comunidades da capital paulista. Não são oficinas com perfil de serem profissionalizantes, tem como objetivos: 

  • Aproximar a população do cinema, como forma de expressão popular; 
  • Viabilizar a produção de filmes em formato digital – com baixo custo e facilidade de realização; 
  • Estimular o crescimento e o interesse dessas comunidades no que se refere à produção cultural e audiovisual como um todo.
O público-alvo das oficinas são jovens que tem interesse no campo audiovisual, não sendo necessário ter experiência na área. Como as oficinas são itinerantes, elas são voltadas aos moradores dos bairros onde ocorrem, e visam atender especialmente a população carente e os estudantes de escolas públicas da cidade de São Paulo. Isso não exclui outras pessoas que queiram participar do projeto, mas na hora de selecionar, eles são priorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário